rastreamento

Educação promove roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) promoveu, na manhã desta terça-feira, 11, no auditório da instituição, uma roda de conversa com a professora doutora Cláudia Machado Alves, com o tema: Prevenção e rastreamento do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.

A ação é uma iniciativa do Departamento de Pessoas e da Divisão de Qualidade de Vida da SEE, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O objetivo da ação é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A palestrante, que é enfermeira, também é docente da Universidade Federal do Acre (Ufac) e abordou o tema de forma esclarecedora, explicando que cada mulher deve conhecer o seu corpo e as mudanças habituais das mamas nos diferentes momentos do ciclo de vida.

Durante a conversa, as participantes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a doença, o diagnóstico, os sinais, alterações na mama, no mamilo, aparecimento de caroço e os exames preventivos.

Conversa sobre a prevenção do câncer de mama no auditório da SEE com a professora doutora Cláudia Machado Alves. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O câncer de mama pode acometer qualquer mulher e essas rodas de conversas são importantes,  porque falamos dos fatores de risco. Sabendo dos fatores, conseguimos nos prevenir. Conhecer os sinais ou os sintomas suspeitos, nos leva a procurar o médico para investigação”, concluiu Cláudia Machado.

O tema da conversa foi escolhido por ser o tipo de câncer que mais incidiu nas mulheres em 2020, cerca de 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama feminino no mundo.