Tenda Bolha promove inclusão digital durante Bienal da Floresta do Livro e da Leitura

Espaço conta com uma central multimídia, contação de histórias e oficinas digitais

tenda_bolha_bienal_do_livro_sergio_vale_1.jpg

Tenda Bolha tem mais de 6 metros de altura totalmente climatizada (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ela chama a atenção de longe e levanta a curiosidade de todos. A Tenda Bolha, localizada na Praça da Biblioteca Pública, é o espaço multimídia da Bienal da Floresta do Livro e da Leitura, fica aberta das 9h às 11h30 e das 16 às 22 horas, sendo o espaço preferido de crianças, jovens e adultos que têm a oportunidade de mergulha no mundo virtual da internet através do programa Comunidade Digital, além de sessões de histórias diárias com contadores de história locais.

A Tenda Bolha é um espaço amplo, com cerca de 6 metros de altura e totalmente climatizada para que todos os visitantes se sintam à vontade. Conta com acesso livre a internet, através de terminais instalados em seu interior. Para utilizar os computadores, o usuário precisa apenas se cadastrar junto a algum dos funcionários. Menores de 12 anos de idade só podem utilizar os computadores acompanhados dos pais ou responsável. "A procura do espaço está sendo muito grande. No sábado, realizamos cadastro de pessoas interessadas até as 22 horas", informou Leni Maia, uma das atendentes da Tenda.

O programa Comunidade Digital,  é uma das ações do Governo do Estado do Acre que têm por objetivo ampliar a cidadania e a inclusão social. O grande diferencial é o método usado para atingir este objetivo: o uso intensivo da tecnologia da informação. Ao todo, a Comunidade Digital é formada por 30 Telecentros – 9 em Rio Branco e um em cada município – que oferecem ao cidadão cursos de informática em software livre, oficinas de informática e áudio-visual, teleconferências e acesso grátis à Internet.

Oficinas Digitais

Além de espaço infantil, a Tenda Bolha está oferecendo uma série de oficinas digitais para todas as idades. Entre elas estão a oficina de Twitter, site de relacionamentos que é a mais nova febre virtual; HQ curso que ensina o caminho das histórias em quadrinhos para crianças e adolescentes; Blog = site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts"; e Webrádio que começou no sábado, 30 de maio, e tem previsão de terminar nessa terça-feira, 2 de junho, por ser mais complexa e de longa duração.

A dinâmica das oficinas é diferenciada das oficinas padrão. O interessado deve se dirigir a tenda bolha e conversar com algum dos atendentes disponíveis no local, para então realizar seu cadastro e ser introduzido no tema de sua procura. Existem horários específicos para essas oficinas que podem ser consultados na programação diária. As oficinas digitais da Tenda Bolha esperam atingir o público de 14 a 18 anos.

Confira a programação diária da Bienal da Floresta do Livro e da Leitura na nossa Agenda Cultural.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter