Telecentros de Jordão e Santa Rosa do Purus recebem novos computadores

Acre é o único Estado que tem telecentros do programa Comunidade Digital em todos os municípios

00186.jpg

Monitoria dos telecentros é feita por 85 estagiários, que coordenam e ensinam a comunidade a utilizar a internet e seus softwares (Foto: cedida)

O programa Comunidade Digital é resultado de uma parceria do governo federal com o Governo do Estado que visa levar educação e inclusão digital a todos os municípios do país. No Acre ele está implantado desde 2006 e tem um diferencial: é o único Estado do país que possui um telecentro informatizado em todos seus 22 municípios. Agora, Santa Rosa do Purus e Jordão receberam novos computadores que irão substituir os modelos defasados do início do programa. A meta é aos poucos substituir os computadores de todos os telecentros do Acre por novos modelos.

"As pessoas da comunidade ficaram muito felizes vendo a chegada dos novos equipamentos. Isso é muito gratificante para nós", explica Alessandra Meireles, chefe da divisão de inclusão digital da Secretaria Adjunta de Tecnologia de Gestão. Os telecentros do programa Comunidade Digital não são apenas para o uso da internet. Pelo programa, o Governo do Estado também garante a oferta de cursos de informática em software livre e básico para que as pessoas tenham autonomia em utilizar o equipamento. Tudo isso gratuitamente.

Cada telecentro tem de cinco a 10 computadores, dependendo principalmente do número de habitantes do município. Um dos objetivos do programa é que no futuro esse número de computadores possa aumentar ainda mais, além do número de telecentros em cada município também crescer. Atualmente, cerca de 33 mil pessoas já passaram pelo programa Comunidade Digital, desfrutando todos os serviços oferecidos.

A monitoria desses telecentros é feita por 85 estagiários, que coordenam e ensinam a comunidade a utilizar a internet e seus softwares livres como Twitter, blog, webrádio e outros. Além disso, algumas prefeituras mantêm uma parceria com o governo, em que funcionários municipais também atuam nos telecentros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter