Seminário discute altas habilidades e superdotação de alunos em escolas públicas

Evento visa promover maior conhecimento e sensibilização sobre o tema

alunos_com_altas_habilidades_recebem_apoio_do_ncleo_na_sala_de_recursos.jpg

Alunos com altas habilidades recebem apoio do núcleo na Sala de Recursos (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Começa nesta quarta-feira, 16, na Secretaria de Estado de Educação (SEE), o Seminário Altas Habilidades/Superdotação. O evento, primeiro do Estado nessa área, é promovido pelo Núcleo de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação, com o apoio da Gerência de Ensino Especial da SEE, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade quanto à valorização e o incentivo dos talentos presentes nas crianças e jovens identificados como pessoas com altas habilidades.

Durante as palestras ministradas pelas doutoras em Educação Soraia Napoleão e Susana Pérez – esta última presidente do Conselho Nacional Para  Superdotação (Conbrasd) -, serão abordados temas como criatividade, inteligência, características de alunos superdotados e outros aspectos. O evento se encerra nesta quinta-feira, 17.

De acordo com a coordenadora do NAAH/S-AC, Brenda Nádyla, o encontro vai proporcionar aos participantes maior enriquecimento  sobre um assunto, que merece muita atenção no âmbito escolar. "A maior importância desse seminário é o fato de que ele vai desfazer os mitos existentes nas escolas e mostrar que as pessoas com altas habilidades não são diferentes", declara a coordenadora.

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação está implantado no Acre com o objetivo de implementar, nas instituições de Ensino de Educação Básica, conhecimentos sobre altas habilidades a fim de instrumentalizar os professores para facilitar a identificação, bem como orientá-los quanto à forma de encaminhamento dos alunos habilidosos para atendimento especializado no próprio órgão.

Apesar do pouco tempo de existência, o NAAH/S tem alcançado avanços significativos. Com as atividades iniciadas em fevereiro de 2007, o centro, que tem um quadro de 18 profissionais habilitados para atender a demanda no Estado, realizou visitas a 90 escolas da rede pública de Rio Branco e promoveu diversos cursos de capacitação com profissionais da capital e do interior. Ao todo, 110 profissionais já foram beneficiados com oficinas e palestras.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter