Organizar, dinamizar e otimizar os serviços públicos do Estado. Com esse intuito foi criado em 2006 as categorias de técnicos em gestão pública e gestores de políticas públicas. E nesta quarta-feira, 3 de novembro, teve início as comemorações em alusão aos 15 anos de criação dos cargos efetivos de gestores públicos de nível técnico e superior no estado do Acre.
Durante todo o mês de novembro, o Sindicato das categorias estará realizando diversas ações em comemoração à data. “Estamos fazendo uma entrega simbólica dos nossos kits em comemoração à nossa carreira, além de várias ações pensando no bem-estar dos servidores”, explica a técnica em Gestão Pública, Rosinéia Costa da Silva Albuquerque.
Os kits foram entregues para os associados dentro da associação do Sindicato dos Gestores de Políticas Públicas e Técnicos de Gestão Pública do Estado do Acre (Sintegesp), localizado no edifício Santos, no Centro de Rio Branco.
“Os gestores e técnicos de políticas públicas são carreiras essenciais para a manutenção e correto funcionamento da estrutura de gestão e planejamento dos órgãos de governo. Estes são os responsáveis em conjunto com os agentes políticos e demais profissionais das áreas de gestão e governança, pela racionalização do emprego dos recursos públicos de modo a assegurar o atendimento das demandas da população e dos poderes constituídos e plena execução do plano de governo”, ressalta o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão.
A chamada para posse da primeira turma das carreiras aconteceu em agosto de 2006. Atualmente são 398 gestores de nível superior e 186 técnicos filiados ao sindicato e que estão distribuídos nas secretarias e órgãos governamentais.
Além disso serão feitas diversas ações com exposição de outdoor, sessão solene na Assembleia Legislativa, ações sociais e no encerramento será feito sorteios de prêmios para os filiados.
“Durante a comemoração dos 15 anos, vamos falar sobre a construção das carreiras e o quanto o Estado avançou com a criação desses dois cargos em 2006, pois, hoje o Estado dispõe de um quadro de profissionais extremamente capacitados que atuam em diversas áreas de gestão em todas as secretarias, e promover um mês de ações voltadas a valorização dos servidores”, destaca o gestor de políticas públicas, José Radames Ribeiro.
A realização do evento é do Sindicato dos Gestores de Políticas Públicas e dos Técnicos em Gestão Pública do Estado do Acre, que é representada pelos Coordenadores Gerais José Radamés Lemos Ribeiro – GPP e Rosinéia Costa da Silva Albuquerque – TGP.
Atribuições dos cargos
Os gestores de Políticas Públicas são responsáveis por propor, elaborar, coordenar e exercer atividades relacionadas à gestão de políticas públicas nos aspectos técnicos e administrativos relativos à formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação, bem como de direção e assessoramento em escalões superiores da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, em graus variados de complexidade, responsabilidade e autonomia.
Já os técnicos em Gestão Pública exercem atividades de nível intermediário a fim de fornecer auxílio técnico e administrativo, favorecendo o exercício da função do gestor e o exercício das funções necessárias ao adequado funcionamento da organização; compreende a redação de minutas, o levantamento de dados para elaboração de relatórios estatísticos, planos, programas, projetos, pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência, a emissão de relatórios técnicos, certidões, declarações e informações em processos.
Programação
√Entrega de Kits aos sindicalizados;
√Outdoors em Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul;
√Doação de suprimentos para instituições de caridade;
√Sessão Solene Comemorativa na ALEAC, dia 18/11/21 às 10h, e
√ Sorteios de Prêmios.