De acordo com cronograma estabelecido na última semana, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio do Núcleo de Apoio à Família (NAF), tem recebido os materiais de higiene dos presos no antigo Polo Moveleiro. Desta forma, profissionais da área técnica do órgão aproveitam a ocasião para orientar os familiares sobre os cuidados com a higiene dos materiais.
Devido às formas de contaminação, os profissionais atuam com ações preventivas no combate ao coronavírus. A gerente de Ações Sociais, Sara Ávila, explicou que as famílias são orientadas quanto ao processo de higienização do material encaminhado aos presos, evitando, assim, a entrada do vírus no ambiente prisional.
“Algo muito importante é que, logo em seguida ao recebimento do material, os técnicos já fazem a higienização antes de encaminhar para o presídio e, quando o material chega às unidades, uma nova higienização é realizada antes da distribuição para os prédios”, explicou a gerente.
Ávila também destacou que as famílias são tranquilizadas sobre a situação dos detentos, uma vez que não há casos de Covid-19 em unidades prisionais do estado.
“Alguns cuidados de extrema necessidade estão sendo seguidos pelos técnicos do setor. Um exemplo disso é o local de recebimento do material que está sendo no antigo Polo Moveleiro, em um espaço amplo e arejado e onde é possível manter a distância mínima exigida entre as pessoas”, finalizou.