Com a participação de técnicos de diversas áreas, gestores e representantes de empresas credenciadas aos departamentos de trânsito de todo o país, a Associação Nacional dos Detrans (AND) encerrou nesta sexta-feira, 30, a 76ª edição do Encontro Nacional dos Detrans (END), realizado pela primeira vez na cidade de Natal (RN).
A capital potiguar recebeu pelo menos 200 profissionais ligados à oferta de serviços de trânsito, públicos ou privados. Desta vez, a gestão do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) enviou ao END técnicos das áreas de fiscalização, tecnologia da informação, comunicação e multas.
“O Acre tem apresentado casos de sucesso na AND, prova disso são as visitas que recebemos de servidores de outros Detrans para conhecer procedimentos e experiências exitosas. Apesar das dificuldades logísticas, sempre estamos inovando e implantando novidades para facilitar a vida do cidadão que utiliza nossos serviços”, afirmou Taynara Martins, presidente do Detran.
Foram diversos painéis e fóruns para debater assuntos ligados à atualização da legislação de trânsito, além da possibilidade de intercâmbio entre os participantes. As peculiaridades da atuação em cada estado, o dia a dia dos profissionais e os investimentos e tecnologia estiveram no centro das discussões.
“Nosso objetivo é debater políticas públicas que possam tornar o trânsito mais humano e seguro com a participação de todos os Detrans. Precisamos fazer com que a política nacional de trânsito evolua e isso só pode acontecer quando os entes envolvidos se unirem por essa causa. O Acre tem sido destaque em todo esse processo”, disse Jonielson Pereira, presidente da AND.