TDAH: principal barreira é o preconceito

Superação. É a palavra que pode resumir a história de Ariel Pullig. Estudante, é um jovem com necessidades especiais, mais especificamente Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Porém, com muita doçura, característica marcante em seu temperamento, Ariel demonstra que consegue superar as dificuldades diárias.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que geralmente é identificado ainda na infância e acompanha quem o possui por toda a vida. Algumas das características apresentadas são a falta de atenção, inquietude e impulsividade. Ariel conta que até os 13 anos era incompreendido pelos amigos e até mesmo pela família.

AH3K4601
Ariel tem Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Meus pais muitas vezes não compreendiam minhas atitudes. Na escola, eu era chamado de doido e muitas outras coisas que falavam pra me provocar. Sofri bullying dos 5 aos 18 anos, e isso me magoou muito. Mas hoje isso é pagina virada, não ligo mais.”, conta.

Golby Pullig, jornalista e mãe de Ariel, explica que muitas vezes não tinha paciência e não compreendia o modo do filho. Porém, com o tempo percebeu que ele tinha realmente algumas dificuldades e se informou mais sobre o assunto com uma psicóloga. Assim, passou a entender o que o TDAH representa.

“Apesar da distração, o TDAH não diminui a capacidade intelectual do Ariel, e todo dia ele dribla pequenos problemas. Antes ele perdia as chaves, o celular e a carteira. Agora não mais. Hoje ainda acontece de eu pedir uma jarra d’água e ele voltar com um copo. Porém, ele consegue lembrar o nome de centenas de compositores de centenas de músicas”, explica Golby.

Atualmente, Ariel estuda Letras-Português em uma faculdade a distância e é concursado no Tribunal de Justiça. Lá, é responsável por atender na recepção, cuidar do sebo e atualizar o portal eletrônico. Além disso, está escrevendo um livro sobre a ditadura militar, com previsão para ser lançando em fevereiro.

No último dia 15 de janeiro, quando completou 22 anos, foi instituída pelo governo do Estado a Semana Estadual de Informação e Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. O evento será realizado anualmente na primeira semana de agosto e terá como objetivo divulgar o tema.