Empresário do ramo do açaí vem ao Acre para conhecer cadeia produtiva

O governador Tião Viana recebeu na manhã de terça-feira, 17, o empresário do ramo da cadeia produtiva do açaí, Eloy Luiz Vaccaro, proprietário da maior plantação desse fruto no mundo. O encontro foi para apresentar os projetos que o Acre vem consolidando e desenvolvendo na área.

Na ocasião, o governador apresentou os projetos que o governo vem implementando junto aos produtores, e comentou sobre o desenvolvimento econômico e industrial do Acre recorrente de outros projetos de governo por intermédio de parcerias público-privadas –comunitárias como é o caso do Complexo de Piscicultura, a suinocultura e a aquicultura.

“Isso é um pouco do que estamos fazendo, com uma economia de base diversificada, a industrialização envolvendo as melhores experiências do Brasil e a incorporação de tecnologias para trabalhar da melhor forma pelo desenvolvimento econômico do Acre”, disse o governador ao empresário. Ele destacou ainda que, só em parcerias público-privadas comunitárias já foi investido mais de R$ 110 milhões.

O Acre está no caminho certo

Após a demonstração dos projetos, Tião Viana contou ao empresário que uma das fazendas que ele irá conhecer no Estado chega a possuir plantações com 200 mil pés de açaí irrigado.

“Nesse momento o grande passo é investir essencialmente em pesquisa e buscar as tecnologias necessárias para bem suceder a produção. O Acre está no caminho certo”, orienta Vaccaro, ressaltando que o Acre é um dos Estados que possui o maior índice de fertilidade de solo que favorece diversas modalidades de plantação.

“Nós temos avançado muito com a produção no Acre e acreditamos que o açaí é nosso próximo maior desafio estratégico. Além de ser mais um grande negócio”, concluiu Tião Viana.

Estiveram presentes na reunião, o secretário de Extensão e Produção Agroflorestal (Seaprof), Glenilson Figueiredo, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Mamed Dankar, o representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Idésio Luís Franke, e outros membros do governo.

O empresário estará no Estado até sexta-feira, 20, visitando projetos do governo, propriedades e dialogando com produtores locais para promover trocas de experiências e pensar possíveis investimentos na cadeia produtiva do Acre.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest