Coleta de dados começa na próxima quarta-feira
Na próxima quarta-feira, 27, o Educacenso começará a receber de escolas estaduais e privadas de todo país as informações sobre estudantes, professores e unidades escolares. Para que o processo de coleta se torne mais ágil e rápido a Secretaria de Educação por meio da Coordenação de Informações Educacionais e Estatística promoveu promoveu entre os dias 18 e 22 de maio, uma oficina com 220 digitadores e coordenadores administrativos de instituições de ensino.
No treinamento, os profissionais conheceram de perto as ferramentas do sistema operacional do Educacenso, que é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(INEP). A próxima etapa da oficina vai contemplar digitadores do interior.
O Educacenso é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes e rendimento escolar.
As informações coletadas são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e a execução de programas na área da educação,incluindo os de transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolar. O prazo para que os responsáveis pelo sistema educacional enviem os dados é até 31 agosto.