Suely Melo fala sobre casos de dengue em Cruzeiro do Sul

A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, falou à Rádio Difusora Acreana, na manhã desta quinta-feira, 13, sobre os casos de dengue de Cruzeiro do Sul. Desde janeiro deste ano, 26 casos foram notificados e três confirmados em laboratórios particulares – casos que ainda serão oficialmente confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AC).

"O governador Tião Viana determinou atenção especial do Estado aos casos de dengue no Juruá", disse Suely (Foto: Arquivo Sesacre)
“O governador Tião Viana determinou atenção especial aos casos de dengue no Juruá”, disse Suely (Foto: Arquivo Sesacre)

No ano passado, foram registrados 12 casos da doença em pessoas que se contaminaram fora do município, quando estavam em viagem. Neste ano, três casos são de pessoas que não saíram de Cruzeiro do Sul. “Isso nos preocupa, porque indica que o vírus está circulando na cidade”, ressaltou a secretária.

A responsabilidade sobre o controle da dengue é de cada município. O governo do Estado ajuda em caráter supletivo, na capacitação de agentes de endemias e profissionais da saúde, para melhor enfrentar a doença. “Caso a doença tome proporções de epidemia, o governador Tião Viana já determinou que o Estado assuma por completo o controle da dengue no Juruá, como já faz com a malária”, garantiu Suely.

A secretária fez questão de destacar a importância da participação da população no controle do mosquito transmissor da doença. “Metade do trabalho do controle da dengue é feito pela população, ao evitar o acúmulo de água nas casas, no quintal, em pneus velhos, garrafas e tudo aquilo que pode acumular água”, finalizou a secretária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter