Sorteio define ordem de apresentação de bandas e fanfarras

As 28 corporações se apresentam neste sábado, 12, no estacionamento da Arena da Floresta

logo_fanfarra.jpg

O congresso técnico do 8º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras definiu a ordem do desfile das 28 corporações que se apresentam neste sábado, 12, no estacionamento do Estádio Arena da Floresta. O evento, reconhecido pela Confederação Nacional das Bandas e Fanfarras (CNBF), é aberto a equipes escolares e comunitárias reunindo representantes dos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Porto Acre e Senador Guiomard.

Os candidatos concorrem nas categorias técnicas de banda de percussão, banda musical, banda marcial e fanfarra com válvula e nas categorias etárias infanto-juvenil, juvenil e sênior.

Júri especializado – Para ter o reconhecimento da CNBF, o concurso este ano foi aberto a organizações comunitárias. Do total de equipes, 22 representam escolas estaduais do Acre e 6 de comunidades. A diversidade dos grupos elevou o nível técnico dos concorrentes o que exigiu da comissão organizadora um critério maior na escolha dos juízes. "Convidamos maestros formados, pessoas especializadas em julgar este tipo de evento porque, com o nível dos candidatos, não podemos colocar qualquer pessoa", explica Janete Zaire, uma das organizadoras.

Doze quesitos serão julgados por músicos, maestros, bailarinos, ex-balizas, representante da Liga de Quadrilhas. Um deles representa a Confederação Nacional das Bandas e Fanfarras, critério que coloca o Estado em condições de enviar equipes ao concurso nacional. As corporações são formadas por Linha de Frente, Baliza, Mor e Corpo Musical. Cada grupo é avaliado em três blocos com análise de pelo menos seis itens cada. "São muitos critérios, por isso a responsabilidade é maior", diz Janete Zaire.

O campeonato é organizado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação e de Esporte, Turismo e Lazer (Setul). O objetivo é estimular a criação de bandas e fanfarras,  promover o intercâmbio entre os integrantes, incentivar o aprimoramento de métodos e técnicas das bandas e fanfarras e contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico e autodisciplina.

Confira a ordem de apresentação dos grupos 

{xtypo_info}pdf ordem_do_desfile_8_cebanfac{/xtypo_info}

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest