Ponto de Difusão Digital

Projeto desenvolvido em várias cidades do país tem fortalecido o audiovisual no Brasil

A criação dos Pontos de Difusão Digital, projeto do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual – SAV, em várias cidades do país tem fortalecido o audiovisual no Brasil. Em Rio Branco, o Ponto de Difusão Digital Hélio Melo, que trabalha com a proposta de exibição não-comercial de filmes e obras audiovisuais, e também com a formação de platéia vem adquirindo um papel muito importante na difusão do audiovisual. Três projetos funcionam no espaço: o Circuito Documentário, o Cinema do Mundo e o Curumins de Cinema.

O Ponto de Difusão Digital Hélio Melo, implantado desde janeiro deste ano, sob a coordenação do governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Acre, trabalha com a idéia de formação de público com o conceito unido ao conhecimento do cinema como objeto de reflexão. Estudantes das escolas próximas ao teatro, universitários e variado público costumam freqüentar as sessões gratuitas, e em algumas exibições dependendo da temática acontecem debates com a platéia.

No Circuito Documentário, com sessões às 19 horas todas as quartas-feiras, são exibidos filmes nacionais, locais e de vários países. Muitos desses filmes estão fora do circuito comercial, e foram premiados em vários festivais, como Pierre Verget de Lula Buarque de Hollanda e O Homem Urso do alemão Werner Herzog.

As sessões do Cinema do Mundo, todas as quintas-feiras às 19 horas, apresentam filmes de ficção conhecidos nacional e internacionalmente, aclamados pelo público e pela crítica, objetivando levar o melhor da sétima arte ao conhecimento do público. Filmes como Tudo Sobre Minha Mãe de Pedro Almodóvar e o independente Pequena Miss Sunshine, ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2007 foram exibidos na programação do espaço.

O Curumins de Cinema interage com um dos públicos mais carentes neste aspecto: as crianças. Todos os domingos, às 18h30, são exibidos filmes infantis, alternando entre desenhos e animações, como o conhecido Ratattouille, ganhador do Oscar de Melhor Animação em 2008, e Bee Movie, com direção do renomado ator Jerry Seinfield.

"Essa é uma proposta ótima, pois os filmes apresentados são bons, o Hélio Melo é um ótimo local, com uma acústica muito boa" opina Laura Felício, acadêmica de Direito e freqüentadora assídua das Sessões de Cinema do Mundo. "Além disso, é ótimo para o desenvolvimento cultural no quesito da sétima arte, já que a leva para todas as pessoas, principalmente àquelas que não podem pagar para ir ao cinema".

Ana Helena Sousa, acadêmica de Jornalismo, também é otimista em relação à proposta dos Pontos de Difusão. "Além de ser uma forma de entretenimento, no caso do Cinema do Mundo e da Sessão Curumins, também traz conhecimento com os documentários exibidos no Circuito" comenta. "Muitos filmes são pouco conhecidos, então também é uma forma de sermos apresentados a outras culturas".

Programação – As próximas sessões exibem no Circuito Documentário, quarta-feira, 16, às 19 horas, Narradores de Javé, de Eliane Caffé. O Cinema do Mundo, na quinta-feira, 17, às 19 horas, o recentemente lançado, baseado em fatos reais, Na Natureza Selvagem, de Sean Penn. E domingo, 20, Tigrão, o Filme, no Curumins de Cinema, às 18h30.  

Serviço: Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, S/N – Centro – Tel.: 3224-2133

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter