Solidariedade além da fronteira

Os Soldados do Corpo de Bombeiros têm um papel fundamental diante de tragédias como a enchente que atingiu mais de 120 mil pessoas no Acre. Além da ação direta no trabalho de assistência aos atingidos, as corporações também exercitam a solidariedade.

A primeira igreja a receber materiais para auxiliar na doação foi a Igreja Renovada. Foram 700 cestas básicas, 700 caixas de biscoito, 500 kits de limpeza e cerca de três mil peças de roupas (Gleilson Miranda/Secom)
As duas carretas contendo 62 toneladas de alimentos devem chegar ao Acre nesta terça (Foto: Arquivo Secom)

No Acre, os soldados atuaram na tragédia natural ocorrida aqui, mas também enviaram homens e equipamentos para Boca do Acre, no Amazonas. E os que estão mais distantes ajudam de outra maneira. Depois do Amazonas e Mato Grosso, agora o Corpo de Bombeiros de Goiás também envia doações para o estado.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), coronel Carlos Gundim, informou que duas carretas contendo 62 toneladas de alimentos devem chegar esta semana. O ato de solidariedade visa levar ajuda humanitária às cidades fortemente afetadas pelos desastres naturais.

Segundo o coronel, no momento mais crítico da maior enchente já registrada no Acre, ocorrida este ano, o comandante de operações da Defesa Civil do Goiás, Edmilson Eurípedes Lopes, contatou o comando do Acre para oferecer apoio.

Ajuda humanitária

“O comandante nos contatou perguntando de que forma o Corpo de Bombeiros de Goiás poderia nos ajudar. Assim, nós orientamos que se eles pudessem fazer uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, que seria de grande ajuda, considerando a expressiva quantidade de famílias atingidas e necessitadas no momento”, contou o coronel.

O envio e todo o custeio para o transporte desses alimentos são feitos pelo próprio Corpo de Bombeiros, evidenciando que a solidariedade entre as corporações vai além dos limites de fronteiras.