Socioeducandos de Sena Madureira participam de atividades esportivas

A ação proporciona momentos de interação entre os adolescentes (Foto: Assessoria ISE)
Ação proporciona momentos de interação entre os adolescentes (Foto: Assessoria ISE)

O Centro Socioeducativo (CS) Purus, localizado em Sena Madureira, está promovendo uma série de atividades esportivas para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas durante esta semana.

Com uma programação que apresentava diversos torneios de futebol, vôlei, tênis de mesa e outras atividades recreativas, a ação proporciona momentos de interação entre os socioeducandos e a equipe técnica daquela unidade.

O diretor interino do CS Purus, Lucenildo Braga, ressalta que a prática esportiva estimula a autoestima dos socioeducandos. “O esporte favorece a saúde, o bem-estar e o espírito de equipe nos adolescentes, gerando ânimo e disposição para as demais atividades pedagógicas”, afirma.

Carlos Augusto (nome fictício), 18 anos, relata que a atividade fortalece a expectativa de ressocialização. “Quando pratico qualquer esporte, consigo excluir pensamentos negativos da minha mente, melhoro o meu comportamento e observo que o esporte me ajudará quando estiver fora da unidade.”

Segundo o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Leonardo Carvalho, a prática esportiva tem uma função estratégica nas ações do sistema socioeducativo. “O ISE garante aos socioeducandos o acesso a atividades esportivas, para, além de desenvolver habilidades físicas, auxiliar a participação em trabalhos coletivos, gerando a compreensão das regras de convivência dentro da unidade.”