Situação dos rios do Acre – 30/01

Rio Acre

Na manhã desta segunda-feira, 30, o manancial registra a marca de 10,65 metros. A medição realizada pela Defesa Civil Municipal apontou uma elevação de 25 centímetros no nível do Rio Acre, nas últimas 24 horas.

O plano de contingência para controle de enchentes da capital foi apresentado pela prefeitura e pelo governo do Estado e passa a entrar em prática quando o manancial atingir a cota de 12 metros. Contudo, a cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordamento, de 14 metros.

Segundo a Defesa Civil, a previsão para os próximos dias é de chuva moderada. Igarapés e áreas de risco também são monitorados em Rio Branco.

Rio Envira

O nível do Rio Envira, em Feijó, apresenta a cota de 12,11 metros nesta manhã.  O monitoramento do Corpo de Bombeiros medição apontou uma elevação de 66 centímetros no nível do rio, nas últimas 24 horas.

No município, o manancial ainda segue dentro da normalidade. Sua cota de alerta é de 13,50 e de transbordamento, de 14 metros.

Rio Tarauacá

O Rio Tarauacá registra a marca de 10,50 metros, na manhã desta segunda-feira, 30, segundo medição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

O manancial está um metro acima da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. O monitoramento continua sendo realizado pela corporação militar, que articulou uma sala de situação para monitorar as áreas atingidas. Até momento, 13 pessoas foram removidas de áreas de risco.

Rio Juruá

Na cidade de Cruzeiro do Sul, o nível do Rio Juruá apresentou uma elevação de 17 centímetros nas últimas 24 horas e registrou a marca de 14,01 metros, de acordo com o monitoramento realizado pelo Corpo de Bombeiros.

O manancial ultrapassou a cota de transbordamento que é de 13 metros. Até o momento, 165 famílias, correspondente a 751 pessoas,  foram removidas por terem suas residências atingidas pelas águas. Cerca de 40 pessoas foram deslocadas para casa de familiares e as demais estão sendo acolhidas em abrigos públicos ou aluguel social.

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, está atuando no monitoramento do Rio Juruá e nos trabalhos operacionais de retida das famílias, além de apoiar as demais ações sociais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter