Sítio Histórico Quixadá é opção de lazer em Rio Branco

seringal_quixada_SV_22_01_2014_02-580x368
O sítio funciona de quarta a domingo, das 9 às 17h, e dispõe de um restaurante que serve pratos tradicionais da gastronomia acreana. (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Considerada uma das maiores atrações de turismo cultural de Rio Branco, o Sítio Histórico Quixadá, localizado no km 20 da estrada que leva o mesmo nome, apresenta diversas atividades para os turistas e também para os conterrâneos que passam as férias na capital.

O espaço, que foi sede de seringais tradicionais durante a Revolução Acreana e a Era da Borracha, foi também palco das gravações da minissérie “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”. O local foi revitalizado pelo governo do estado, em parceria com empresas privadas, e desde então, passou a ser um dos principais pontos turísticos da cidade.

O sítio funciona de quarta a domingo, das 9 às 17h, e abriga uma brinquedoteca, trilha para caminhada, passeio de canoa, redário e o restaurante, que tem como culinária principal a galinha caipira, costela e caldeirada de peixe.

Adalgisa Ferreira faz parte de uma das 50 famílias que foram beneficiadas direta e indiretamente com o turismo do Quixadá. Atualmente, ela é administradora do restaurante e da pousada que funcionam no sítio, além disso, é responsável pelos deliciosos quitutes servidos no local.

“Recebemos muitas famílias, turistas e grupo de estudantes que vêm pra almoçar e passear pelo parque. Alguns dias, chego a fazer mais de 20 galinhas caipiras. É o prato mais pedido”, conta Adalgisa.

Para a secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, o Sítio Histórico Quixadá é um local importante para a economia e história do estado. “Além de ser um atrativo próximo, o que possibilita melhor acesso para pessoas daqui ou turistas que ficarão por pouco tempo na cidade, conta também um pouco da nossa história e ainda dispõe da nossa gastronomia local”, explica.

Os pratos variam de R$45 a R$80, e servem de duas a quatro pessoas. Além do restaurante, há também opção de pousada para famílias interessadas em pernoitar no sítio. A revitalização do espaço foi coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), porém a administração do espaço é de responsabilidade da Associação de Moradores do Quixadá.

Confira como chegar no Sítio Histórico Quixadá:

 

rota