Sistemas de esgotamento sanitário dos bairros Rosa Linda e Jacarandá recebem manutenção

Como parte do plano de trabalho para garantir o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de Rio Branco, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realiza nesta semana a manutenção do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Rosa Linda e Jacarandá, no Segundo Distrito da capital.

Durante a operação são realizadas ações limpeza, desobstrução poços de visita (PVs), desobstrução e limpeza das caixas residenciais, reposição das tampas de PVs.

Depasa realiza manutenção do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Rosa Linda e Jacarandá. Foto: Assessoria Depasa

Os poços de visita, que possuem tampas de ferro com o símbolo do Depasa são os locais por onde os profissionais acessam a rede de esgoto para realizar as manutenções necessárias. Tampas desniveladas ou fora do lugar comprometem o funcionamento do sistema de coleta e colocam em risco o trânsito de veículos e pedestres.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, enfatiza que “as manutenções periódicas são fundamentais para garantir a segurança e melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Com esse objetivo, e atendendo ao que recomenda nosso governador Gladson Cameli, todos os dias, nossas equipes estão em campo, sempre tendo como prioridade o bom atendimento a todos os usuários do Depasa”.

Manutenção das elevatórias

Além dos PVs e caixas residenciais, as estações elevatórias (EEE) e estações compactas de tratamento de esgoto (ETEs) que compõem o sistema de esgotamento sanitário do Rosa Linda e bairro Jacarandá, também passaram por nova manutenção.

Durante a ação foi realizado o reparo mecânico da bomba da elevatória, reposição de boias, revisão dos quadros elétricos e substituição dos fios que estavam rompidos.

As manutenções preventivas e corretivas são trabalho de rotina, normalmente intensificado após o período de chuvas, quando as estruturas que compõem o sistema de esgotamento recebem maior volume de água, o que muitas vezes acaba comprometendo o serviço de coleta e tratamento de esgoto.  “Após a manutenção, todas elevatórias voltarão a operar normalmente, garantindo melhor funcionamento do sistema de esgotamento do local”,  explicou o técnico em mecânica do Depasa, Marlos Ender.

Para Hetiene Soares, presidente da Associação de Moradores do Rosa Linda, a ação aconteceu em boa hora. “Há um tempo estávamos com os esgotos entupidos, a equipe está aqui desde a terça-feira, realizando um trabalho maravilhoso, de rua em rua, estamos muitos felizes e quero muito agradecer ao governador Gladson Cameli,  e toda equipe do Depasa, pelo bom trabalho que está sendo feito aqui”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter