O governador Tião Viana recebeu a equipe da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para fazer um balanço sobre o trabalho desenvolvido em 2015, por meio do Sistema de Informação Digital de Saúde (Sidis). Durante o ano, o Sidis passou a atuar em dez unidades de saúde do estado, e foi capaz de realizar mais de 421 mil serviços cadastrais, beneficiando parte da população que procurou o Sistema Único de Saúde (SUS) do Acre.
O Sidis é um sistema no qual a essência é ter um prontuário único, ou seja, todas as informações dos pacientes vão estar em um único local. Assim, não importa a unidade onde ele for atendido, seu prontuário vai estar sempre à mão dos profissionais de saúde, de forma digital. Ele também tem sido usado para cadastrar os profissionais das unidades onde está instalado, totalizando hoje 377 servidores.
O Sistema é uma inovação tecnológica que o governo do Estado resolveu adotar. Ele já está presente na Policlínica, Serviço de Atendimento Especializado, Hospital das Clínicas, Into, unidade de saúde do Bujari, Central de Regulação, Cedimp, Cediac, Litotripsia do Acre e UPA da Cidade do Povo. Agora, Sect e Sesacre planejam a expansão.
“Esse é um projeto da Sesacre, cujas adaptações e implantação são feitas pela Sect”, explicou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza.
Além do prontuário único e cadastro de profissionais, o Sidis pode ser usado pelos setores de agendamento, controle de atenção primária, secundária e especializada, urgência, estrutura, internação e solicitações.