em Sena Madureira

Sistema de abastecimento do Saneacre será tema de seminário na Escola Dom Júlio Mattioli

O sistema de abastecimento de água do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) será tema de seminário na Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli, em Sena Madureira. Como parte da disciplina Projeto de Vida, a atividade foi proposta pela professora Vanessa Freire.

Com o objetivo de coletar dados para o trabalho, na segunda-feira, 30, o alunos visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

Estudantes da Escola Dom Júlio Mattioli,  em visita à ETA de Sena Madureira, para coleta de dados que irão compor trabalho acadêmico sobre sistema de abastecimento de água do município. Foto: cedida

O roteiro preparado pelos servidores do Saneacre para receber os estudantes priorizou a observação e explicação como metodologia para a pesquisa. “Dessa forma, informamos como funciona a captação, o processo de tratamento, bem como as várias partes que compõem a ETA e a função que cada módulo desempenha”, explicou o operador responsável pela Estação de Sena Madureira, Silvânio Nascimento.

Ao fim da atividade na ETA, Crispiano Miguel Júnior, um dos alunos visitantes, concluiu que: “O tratamento é um conjunto de procedimentos físicos e químicos aplicados na água para que esta se torne potável, em condições adequadas para o consumo”.

Os dados coletados serão sistematizados para apresentação a toda a comunidade escolar da Dom Júlio Mattioli durante o seminário, no próximo dia 25 de junho. A programação inclui palestra ministrada por servidores do Sistema de Abastecimento de Água de Sena Madureira, e, com o apoio da equipe técnica do Saneacre, os alunos que irão expor o tema poderão contar com uma maquete da ETA, para demonstrar o processo de tratamento da água no sistema do município.