“Sinto-me muito feliz”, diz idoso de 92 anos ao receber a primeira dose de imunizante contra a Covid-19

Por Eliel Mesquita

Governo do Estado pretende aplicar, inicialmente, 200 doses de vacinas nesta fase do plano de imunização

“Sinto-me muito feliz, graças a Deus”, disse Francisco Mendes Castro, 92 anos, em ação que marcou o início da vacinação dos idosos em Cruzeiro do Sul. Na nova fase de imunização, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), encaminhou ao município uma remessa de 200 doses e a Secretaria Municipal de Saúde aplica-as em sistema drive thru (através da janela do carro).

Idosos estão sendo vacinados nesta primeira fase da campanha Foto: Marcos Santos

Mirla Sampaio, enfermeira responsável pela ação, pontua as estratégias que foram traçadas para a realização da vacinação. “Teve uma organização prévia. O ponto-chave é evitar contato muito próximo com os idosos. Nós os vacinamos dentro do carro. Dos acamados pegamos os dados pessoais e uma equipe é encaminhada para vaciná-los”, disse.

Segundo a enfermeira, as aplicações das doses foram programadas em dias alternados, levando em consideração a faixa etária dos idosos. “Segunda-feira, são os acima de 90; na terça, acima de 88 anos; na quarta, idosos acima de 86; na quinta, aqueles com mais de 84 anos; na sexta, acima de 82 e, no sábado, aqueles com mais de 80 anos”, explicou.

Nesta fase serão aplicadas 200 doses. Foto: Marcos Santos

A coordenadora regional de saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Catiana Rodrigues, afirma que há previsão de entrega, ainda nesta semana, de uma nova remessa de vacinas ao município. “O Ministério da Saúde tem adquirido novas vacinas e as encaminha aos estados. O Acre já recebeu a terceira leva de vacinas e, até no máximo quinta ou sexta-feira, fará a entrega aos municípios”, afirmou.

Graça Araújo, filha do idoso Antonio Modesto, 94 anos, fez questão de expor a satisfação e a gratidão ao ver o pai vacinado. “É uma expectativa muito grande. Enxergamos a seriedade da situação e esperávamos ansiosos por este momento. Graças a Deus ele foi vacinado; a família agora sente-se aliviada”, disse.

O governo do Estado dará continuidade às metas de vacinação da população à medida em que recebe do governo federal novas remessas de vacinas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter