Policlínica do Tucumã disponibiliza ultrassom de próstata

Diferente da maioria dos exames, em que se faz necessária a apresentação do pedido médico para a realização, no caso de ultrassom de próstata ou de rastreio, não é obrigatório o documento, porque se trata de uma medida de prevenção. O serviço é oferecido na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, e pode ser realizado por homens acima de 40 anos.

Os interessados podem se dirigir à Policlínica das 8 às 12h, e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira, com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) em mãos para o agendamento do exame, segundo explica o gerente da unidade, João Paulo Silva: “A orientação é que, antes da realização do exame, o paciente ingira muito líquido, para que no momento da ultrassom esteja com a bexiga cheia”.

O serviço é oferecido na Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, e pode ser realizado por homens acima de 40 anos. Foto: Taís Nascimento

Como é realizado?

O procedimento é muito simples: o paciente deita-se sobre a maca, o profissional passa o gel na região baixa do abdome e em seguida passa o aparelho de ultrassom. “É uma triagem das doenças da próstata. Qualquer paciente assintomático, que não necessariamente precise estar sentindo algo, pode realizar. O exame pode garantir que o homem viva mais”, destacou a médica clínica geral Joelsa Silva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter