Setul parabeniza turismólogos pelo seu dia

Turistas estrangeiros procuram cada vez mais o ecoturismo ao invés de sol e praia (Foto: Diego Gurgel)
Turistas estrangeiros procuram cada vez mais o ecoturismo ao invés de sol e praia (Foto: Diego Gurgel)

Turistas estrangeiros procuram cada vez mais o ecoturismo ao invés de sol e praia (Foto: Diego Gurgel)

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Bacharel em Turismo, no mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial do Turismo. A Secretaria de Turismo e Lazer comemorou simbolicamente junto com servidores e alguns profissionais do setor, num almoço, numa forma de confraternizar, e celebrar esta nova fase do turismo nacional, sobretudo no Acre.

O papel deste profissional é  indispensável, pois ele trata da organização do espaço turístico, preservação de divulgação do patrimônio natural e cultural, promovendo o desenvolvimento da infraestrutura em questão, que envolve toda uma cadeia produtiva, como transportes, meios de hospedagem entre outros.

O dia do Bacharel em Turismo foi instituído pro meio da  lei federal 10.457 de 14 de maio de 2002.

Turismo no Acre

O Acre passa por uma fase de ascensão, uma vez que se tornou porta de entrada dos Andes e países vizinhos com o pleno funcionamento da Carretera Interoceânica, e por seu potencial turístico no segmento ecológico e de aventura, e etnoturismo.

Segundo pesquisas do Ministério do Turismo, o turista europeu deixou de visitar o Brasil exclusivamente por sol e praia, como era conhecido no restante do mundo, e procura destinos nos quais o Acre se destaca pela quantidade de floresta preservada.

O governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, iniciou no ano de 2011, um trabalho com aldeias indígenas que é pioneiro em todo o Brasil, se encontrando com as metas da Funai de regulamentar e criar um manual até 2015, para que este crescimento e procura de turistas por esta cultura seja ordenado e sem impactos ou interferências culturais.

Investimentos no setor

Segundo dados do Cadastur (Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo), que no Acre é executado pela Setul, 761 novas unidades habitacionais e 1787 leitos foram registrados, com uma projeção para o próximo ano de 445 unidades habitacionais, e 376 novos leitos. Isto significa que a rede hoteleira e grandes bandeiras internacionais do setor, estão investindo no estado, aproveitando a demanda crescente pelo Acre como destino final.

No dia em que se comemora a atuação do profissional do turismo, toda a cadeia comemora juntamente o crescimento e o desenvolvimento econômico do estado através de suas ações, e sua participação neste processo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter