Setul incentiva o ecoturismo no Seringal Novo Encanto

Ilmara reconhece o potencial ecoturístico da reserva e garante atenção especial ao projeto (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Ilmara reconhece o potencial ecoturístico da reserva e garante atenção especial ao projeto (Foto: Diego Gurgel/Setul)

Na manhã desta quarta-feira, 27, a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, recebeu representantes nacionais da Associação Novo Encanto para firmarem uma cooperação técnica e incentivar a visitação turística na área.

Fundada em 1990 por membros da UDV (União do Vegetal), a Associação Novo Encanto é uma organização não governamental e está localizada numa área entre os Estados do Amazonas e Acre, no município de Lábrea, ocupando uma área de 8.125 hectares, e tem uma importância significativa nos estudos de produção florestal indígena nacional, com mais de 700 membros em todo o Brasil.

Ao encontro estiveram presentes José Mauro Fagundes (ex-presidente e membro do Conselho Deliberativo Nacional), José Godoy (atual presidente nacional), Rafael Barbosa (membro do Conselho Fiscal Nacional) e o coordenador Regional Carlos Augusto Junior, que apresentaram o interesse de abrir as portas para receber turistas, uma vez que o local possui potencial para o ecoturismo.

A secretária Ilmara reafirmou o interesse de firmar um termo de cooperação técnica e viabilizar os estudos para dar início a essas visitações, já que não é a primeira vez que ela se reúne com o grupo para tratar do assunto.

Entre as primeiras intenções estão a formação de um projeto de estruturação a ser apresentado para o Banco da Amazônia e o apoio institucional do governo do Estado para a expedição à reserva, que acontecerá em maio e trará cerca de 50 pessoas ao Estado.

Para a secretária Ilmara, é importante que essa parceria aconteça, trazendo resultados positivos para o turismo local. “Incentivar o ecoturismo no Estado é sem dúvida uma forma de mostrar ao mundo o nosso maior potencial turístico, que são nossas reservas, e dessa forma fortalecer a cadeia produtiva do turismo regional”, afirma a secretária.

Um dos encaminhamentos sugeridos pela secretária foi o estreitamento da associação com o setor privado, como agências e operadores de turismo, que formarão um grupo mais abrangente na divulgação dos pacotes turísticos ao destino.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter