Setul identifica perfil do comércio itinerante na festa de São Sebastião

Festividade de São Sebastião envolveu cerca de 270 trabalhadores no comércio itinerante (Assessoria/Setul)
Festividade de São Sebastião envolveu cerca de 270 trabalhadores no comércio itinerante (Foto: Assessoria/Setul)

A equipe da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) esteve em Xapuri, nos dias 20 e 21 deste mês, para aplicar questionários que traçam o perfil daqueles vendedores que buscam a cidade, atraídos pelo movimento da festa de São Sebastião, que ocorre no dia 20 de janeiro, considerando a estrutura oferecida pelo município.

A prefeitura de Xapuri informou o cadastro de 270 vendedores neste ano. A equipe da Setul entrevistou 200 deles. Os produtos incluíram confecções, calçados, acessórios para vestuário, produtos eletrônicos e alimentação.

Segundo Luciana Rufino, gestora da Qualificação Turística da Setul, e responsável pelo levantamento, com as respostas dos vendedores será possível identificar com mais detalhes o que atrai essas pessoas também na condição de turistas, já que o comércio itinerante é uma atividade de visita à cidade. Entre os comerciantes estão amazonenses, paraibanos, rondonienses e até bolivianos.

Francisco Clementino vende redes e confecções e há sete anos viaja sozinho da cidade de Souza, na Paraíba, trazendo seus produtos para Xapuri em sua caminhonete. “Eu venho alguns dias antes do dia de São Sebastião, porque a gente aproveita mais. Sempre tem alguém que chega adiantado pra poder conhecer a cidade, ver o movimento. Então eu saio com um lucro bom”, conta.