Estado e Banco Mundial levam infraestrutura a municípios isolados

O governador Tião Viana, junto com membros da Secretaria de Planejamento (Seplan) e do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), se reuniram com um representante do Banco Mundial nesta quarta-feira, 22, na Casa Civil, para tratar dos investimentos do governo em parceria com o banco para levar saneamento e infraestrutura para os municípios isolados do Acre. As licitações para as obras em Jordão, Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter devem ser abertas ainda nessa semana.

Tião Viana e representante do Banco Mundial acertaram detalhes dos projetos técnicos para os municípios isolados (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana e representante do Banco Mundial acertaram detalhes dos projetos técnicos para os municípios isolados (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Estamos nos preparando para levar saneamento e infraestrutura para as cidades mais isoladas do Acre e consequentemente aquelas com o menor Índice de Desenvolvimento Humano [IDH]. Precisamos agilizar com as ações para que as obras comecem o mais rápido possível já que os insumos só podem ser transportados por rio e nesse período de cheia”, explica o secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo.

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos para países em desenvolvimento em programas de capital. O engenheiro Rui Marques foi enviado para acompanhar os avanços do Acre e lembrou que o banco é um parceiro de longa data do governo do Estado. “Estamos acompanhando os estudos técnicos de perto. Esse projeto vai permitir uma mudança significativa na qualidade de vida dessas pessoas”, conta o engenheiro.

Além disso, o projeto de esgotamento sanitário para os municípios isolados utilizará um sistema especial de baixo impacto ambiental, o que poderá transformar o Acre em referência em infraestrutura sustentável. Também estão inseridos nos projetos a construção de mini portos e escadarias que ligarão as cidades aos rios que servem de transporte.