Setul firma parceria com prefeitura de Plácido de Castro

Mais de 35 certificados foram entregues à cadeia turística do município (Foto: Assessoria Setul)
Mais de 35 certificados foram entregues à cadeia turística do município (Foto: Assessoria Setul)

Em parceria com a prefeitura de Plácido de Castro, a equipe da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) viajou ao município para ministrar oficina de sensibilização turística e realizar o cadastro de artesãos, durante os dias 13 e 14.

Em uma primeira visita realizada no mês passado, a equipe se reuniu com o secretário de turismo de Plácido de Castro, Francimar Rodrigues, e com a secretária de Cultura, Milena de Souza, tendo sido apontadas as necessidades para ações em prol do turismo.

Com o apontamento das questões, a Setul se ofereceu para ministrar oficina de sensibilização para a comunidade e a cadeia turística, com o objetivo de profissionalizar a receptividade dos visitantes.

Luciana Rufino, gestora de qualificação turística da Setul, explica a importância do desenvolvimento desse trabalho. “Nosso trabalho vem aperfeiçoar os serviços existentes no municípios, assim como identificar o potencial produtivo local, no sentido de fazê-los sentir parte do processo de desenvolvimento do turismo em contrapartida a uma forte vocação ainda não trabalhada”, diz Luciana.

Simone Nascimentto, responsável pelo artesanato na Setul, reuniu-se com os trabalhadores manuais e apresentou a carteira do artesão e seus benefícios.

Plácido de Castro é um dos municípios contemplados com oficina e cadastramento oferecidos pela Setul (Foto: Assessoria Setul)
Plácido de Castro é um dos municípios contemplados com oficina e cadastramento oferecidos pela Setul (Foto: Assessoria Setul)

Iris Priscila Soares é artesã há três anos e trabalha com E.V.A. na produção de peças decorativas para festas e fabricação de bonecas: “Nunca tinha ouvido falar da carteira do artesão. Agora conheço os benefícios, sei que meu trabalho tem um meio de ganhar maior visibilidade”, disse.

Ao todo, foram realizados 830 cadastros por todo o estado, que trazem ao trabalhador manual um reconhecimento como profissional e possibilitam a comercialização dos produtos em feiras nacionais e internacionais, promovidas e incentivadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter