Governo alerta para os cuidados com a saúde na volta para casa

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), orienta as famílias afetadas pela alagação e que estão retornando para suas casas sobre alguns cuidados em relação à higienização das residências, armazenamento de alimentos e a quantidade correta de solução de hipoclorito de sódio por litro de água para limpeza.

A gerente da Divisão de Promoção e Prevenção à Saúde da Sesacre, Disneide Lopes, destaca algumas orientações. “É importante que as famílias adotem certos cuidados para evitar a contaminação com doenças oriundas de águas sujas e animais, como ratos e insetos, que transmitem leptospirose, dengue e hepatites, por exemplo”, explicou.

Cuidados com água para o consumo

Não usar a água contaminada pelas enchentes para beber, lavar pratos, escovar os dentes, lavar ou preparar alimentos. Utilizar somente água potável ou fervida para preparação de alimentos, especialmente para crianças menores de um ano.

Armazenamento de alimentos e outros

Não consumir alimentos que tenham sido contaminados pela água da enchente. Jogar fora medicamentos e alimentos como frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leite e derivados, enlatados que entraram em contato com a água da enchente, mesmo que estiverem embalados com plástico, pois ainda assim podem estar contaminados.

Contato direto com a água de enchente

Evitar andar com os pés descalços nas águas de enchente, se for inevitável, utilizar luvas e botas de borracha. Não deixe que as crianças brinquem com água parada ou durante as enxurradas.

Higienização das casas

Para remover a lama e a água contaminada de sua casa, sempre proteger os pés e as mãos com botas e luvas ou sacos plásticos. Limpar os pisos e as paredes com uma solução de água sanitária: para um balde de 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de café (50 ml) ou um copo de 200 mililitros de água sanitária. Lavar bem a caixa d’água, esfregando as paredes e o fundo com uma escova, para somente depois encher com água limpa.

Volume de Água

Quantidade hipoclorito de sódio 2.5%

Medida Prática

Tempo de Espera

1.000

100 ml

2 copinhos descartáveis de café

30 minutos

200

20 ml

1 colher de sopa ou 2 de sobremesa

30 minutos

20

2 ml

1 colher de chá

30 minutos

1

0,045 ml

2 gotas

30 minutos

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter