O Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) no Acre, executado pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), segue efetuando o registro de artesãos na capital e no restante do Estado, recebendo diariamente visitas de artesãos para a confecção de suas carteirinhas.
O Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) tem como parceiro o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer. Nos municípios o apoio das prefeituras tem como objetivo a elaboração de políticas públicas que beneficiem o trabalho dos artesãos profissionais, a partir da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro, com definições dos termos básicos do artesanato referentes a tipologias, classificações, características, técnicas de produção, produtos e matérias-primas.
As artesãs Ermelinda Dantas e Maria Graciete Gomes acabam de receber suas carteirinhas do Sicab e se mostram otimistas com as vantagens de serem reconhecidas nacionalmente com sua especialidade, que é a confecção de tapetes em “fuxico”. “Agora, poderei mostrar aos meus clientes que tenho reconhecimento do meu trabalho como artesã profissional”, afirma Maria Graciete Gomes.
Segundo a coordenadora do setor de artesanato da Setul, Simone Nascimentto, 215 carteiras já foram entregues em todo o Estado, e mais de 604 cadastros foram realizados em Rio Branco e demais municípios.
Simone afirma que, mesmo com o sucesso do cadastros, que acontecem semanalmente, o artesão acreano que não possui seu cadastro deve procurar a Secretaria de Turismo e efetuar seu registro para, em seguida, adquirir sua carteira.
Caso o artesão deseje fazer seu cadastro, deve procurar a Setul, na Arena da Floresta, ou ligar para o telefone 3901-3017 (Simone ou Laura).