Sesacre promove oficina sobre as novas normas estabelecidas pelo SUS

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza nesta quarta e quinta-feira (5 e 6) a oficina “Organização da Saúde no Estado do Acre de acordo com as novas normas do SUS”. O objetivo é discutir o Contrato Organizativo de Ações Públicas de Saúde (Coap) e consolidar esses contratos a partir do decreto 7.508/2011. O evento será no Auditório do Hospital das Clínicas do Acre (antiga Fundhacre) das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Participarão da oficina prefeitos e secretários municipais dos 22 municípios do Acre, diretores de unidades de saúde, servidores da Sesacre, representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (Conass).

Durante a oficina serão abordados e debatidos temas relacionados ao decreto 7.508/2011 que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Contrato Organizativo de Ações Públicas de Saúde (Coap), que visa organizar a integração das ações e dos serviços em cada região de saúde, com o intuito de garantir a integralidade da assistência ao usuário, ou seja, reduzir as desigualdades locais e regionais por meio de contratos estabelecidos durante a realização do evento.

Segundo a farmacêutica Rosa Maria de Souza Barbosa, a oficina utilizará uma série de estratégias que deverão estimular a participação de todos no processo de absorção do conhecimento. “Faremos alguns exercícios em grupo. Eles serão divididos por cada região de saúde e após a conclusão haverá compartilhamento e exposição dos trabalhos feitos para sistematização das informações trabalhadas”, disse Rosa Maria.

A farmacêutica disse ainda que cada contrato, depois de estabelecido, terá a assinatura de três entidades públicas, secretários estaduais, municipais e do ministro da Saúde.

{xtypo_rounded2}

Dia 05/06/2013

Manhã

Atividade:

– Arcabouço jurídico decreto 7.058/2011.

Palestrante:

– Marize Lucena – Assessora Técnica de Saúde – Sesacre.

Atividade:

– Novo contexto de regionalização – Resolução nº 3/2012.

Palestrante:

– Gisela Mascarenhas (MS) – Coordenadora Geral de Articulação de Instrumentos da Gestão Interfederativa.

Tarde

Atividade:

– Debate.

Atividade:

– As redes de atenção à saúde.

Palestrante:

– Dra. Maria Zélia Soares Lima – Técnica de Saúde – Connas.

 

Dia 06/06/2013

Manhã

Atividade:

– Realização de trabalhos acerca do tema ”As agendas proativas para a elaboração do Coap”.

Palestrante:

– Mediadores: Rosa Maria de Souza Barbosa – farmacêutica.

Atividade:

– Apresentação dos trabalhos construídos mediante a orientação dos mediadores.

Palestrante:

– Fernando Arzadun e Carlos Henrique – Economistas; e Mediã Barbosa – Enfermeira.

Tarde

Atividade:

– PMAC – Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.

Palestrante:

– Será ministrado por um técnico do MS (ainda a definir).

Atividade:

Instituição do Grupo Condutor único das redes – estabelecimento das pessoas responsáveis para conduzir as redes que compõem o programa SUS no Estado.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter