O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), apresentou na tarde desta quarta-feira, 23, aos empresários do ramo hoteleiro acreano o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRH). O novo banco de dados foi criado pelo Ministério do Turismo e passa a ser uma exigência em todo o país. O Sistema deve substituir a ficha de cadastro preenchida manualmente pelos funcionários dos hotéis acreanos.
Os servidores da Setul devem concluir até o fim do mês de julho a instalação do sistema em todos os 74 hotéis do Acre. O SNRH terá versões com funcionamento offline, para os municípios onde ainda existem dificuldades de acesso à internet. Inicialmente, o sistema foi implantado nas cidades sede da Copa do Mundo e está sendo expandido para os demais estados brasileiros.
George Pinheiro, empresário do setor, disse que o novo sistema deve auxiliar no controle de hóspedes feito pelas instituições de segurança. “Com o novo sistema faremos o controle e também vamos mapear os interesses dos visitantes”, disse.
A secretária estadual de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, disse que o novo cadastro é uma ferramenta de gestão para os empresários e para as instituições ligadas ao turismo. “No SNRH as informações lançadas serão mais aprofundadas e nós teremos informações detalhadas desse hóspedes. Assim, o poder público e os empresários podem direcionar as políticas públicas, os eventos e, consequentemente, atrair mais turistas”, afirmou.