Audiência pública para debater uso de simuladores é realizada em Brasília

A presidente da Associação Nacional dos Diretores de Detrans (AND), Sawana Carvalho, esteve nesta quarta-feira, 23, na Câmara dos Deputados em Brasília/DF para participar de audiência pública para debater a implementação e obrigatoriedade do uso dos simuladores de direção veicular em centros de formação de condutores em todo o país.

Presidente da AND defendeu o uso do equipamento (Foto: Assessoria Detran)
Presidente da AND defendeu o uso do equipamento (Foto: Assessoria Detran)

A audiência solicitada pela Comissão de Viação e Transportes contou com a participação das Comissões de Defesa do Consumidor e de Finanças e Tributação. Na ocasião, a presidente da AND apresentou um estudo realizado pelo Detran do Rio Grande do Sul, por meio do qual é apontado que o uso dos simuladores diminuiu a quantidade média de aulas práticas realizadas pelos candidatos à obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Sawana Carvalho defendeu a implantação como forma de melhoria na formação do condutor. “É preciso lembrar que a CNH é uma concessão pública e não um direito adquirido, que o Estado tem responsabilidades com os condutores aprovados nos testes práticos. Por isso, quanto mais focarmos na boa formação, teremos mais segurança e melhores condutores no trânsito brasileiro”, relatou.

Os simuladores de direção veicular tiveram a sua implementação obrigatória nas autoescolas por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde o início de janeiro deste ano, e vem sendo utilizados durante a formação dos candidatos à CNH na categoria “B”.