Olimpíada de Língua Portuguesa é lançada na SEE

O estudante Ivo Lopes, finalista na edição 2012, leu seu poema (Foto: Eunice Caetano/SEE)
O estudante Ivo Lopes, finalista na edição 2012, leu seu poema (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Criada em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes nas escolas públicas brasileiras, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, teve seu lançamento no Estado do Acre realizado nesta quarta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Este ano, a Olimpíada realiza sua quarta edição, com inscrições abertas até o dia 30 de abril. Além do MEC e da Fundação Itaú, os parceiros da Olimpíada incluem o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

A competição tem caráter bienal e, em anos, pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

“Todas as formas de expressão dos jovens devem ser incentivadas, sejam elas por meio de atividades que envolvam leitura e escrita ou por meio do esporte. Com os esforços dos educadores reunidos, é possível fazer com que o aprendizado também contribua para o crescimento pessoal de nossos jovens”, declarou o titular da SEE, Marco Brandão.

Desde 2008, o Estado do Acre, por meio das escolas estaduais, municipais e federais, tem uma efetiva participação na Olimpíada, consagrando vencedores e finalistas em diversas categorias, como o aluno Ivo Lopes de Lima, finalista da categoria “Poema” em 2012, e que leu seu texto “Estrela Altaneira” durante o lançamento da Olimpíada.

Para o diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, “trabalhar com a leitura é matéria-prima de todo educador. O incentivo à escrita e à leitura deve ser prática constante em todas as instituições de ensino, na medida em que os professores colocam a aprendizagem dos alunos no centro de seus trabalhos”.

 Como participar

Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br, que possui informações sobre o histórico da competição, regulamentos, e como realizar o envio dos textos.

Os estudantes são separados de acordo com suas categorias e com as séries em que se encontram:

– Poema: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental;

– Memórias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental;

– Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; e

– Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A novidade deste ano está nos Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e diversos recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos), que auxiliam os competidores em suas respectivas produções textuais.

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