A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou na tarde desta quarta-feira, 18, mais uma etapa de discussões do Fórum Comunitário de Segurança Pública. O objetivo é buscar soluções para os problemas da comunidade e aproximar o cidadão das ações do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).
O secretário de Segurança, Reni Graebner, afirmou que esses fóruns vêm sendo realizados em todas as cidades do Acre desde 2011, como parte do programa Pacto Pela Paz. “O nosso objetivo é diminuir a criminalidade e trazer segurança à população. Esses fóruns funcionam como controle social para atender aos interesses da comunidade”, disse.
{xtypo_quote_left}Nós estamos aqui para ouvir a população e prestar contas do nosso trabalho
Major Messias, do 4ºBPM{/xtypo_quote_left}
O Fórum tem o apoio da Prefeitura de Rio Branco (PMRB), por meio da Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Social, que atua diretamente no diálogo com os moradores. Além disso, nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Esportes pretende ampliar as atividades esportivas já realizadas no bairro.
Parceira da Sesp, a Polícia Militar (PM) tem papel importante no processo de discussão das ações. O comandante do 4° batalhão, major Messias, falou do processo de democratização da segurança pública, em que as lideranças comunitárias são convidadas a traçar os novos planos de ação. “Estamos aqui para ouvir a população e prestar contas do nosso trabalho. O papel da PM, daqui pra frente, terá ações mais pontuais”, frisou.
Líder comunitário, Geesse Freitas veio das categorias eclesiais de base e desenvolve um trabalho muito importante junto aos moradores do Conjunto Esperança, principalmente com a juventude. O líder disse que participar ativamente do planejamento estratégico de segurança era um anseio da comunidade. “Poucas foram as vezes em que