A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) reuniu representantes de diversas secretarias de Estado e do município para apresentar o esboço da programação alusiva a “Campanha Pela Paz” aproveitando a data de 24 a 29 de junho, quando se comemora em todo país a Semana Nacional Antidrogas.
Cerca de 15 instituições estavam representadas na reunião. Ficou definido que o lançamento oficial da campanha será as 8h30 do dia 24 no Centro de Referência da 4ª Regional da Prefeitura. Toda programação apresentada aos presentes, foi desenvolvida pela SESP e Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen).
Suzi Lamas, assessora da Sesp, explicou aos presentes que o projeto apresentado serviria apenas de referência, mas que estava aberta a sugestão e modificação. Por toda manhã o assunto foi debatido.
O secretário de Segurança Reni Graebner comentou que a ideia de se criar a Campanha Pela Paz, tem o objetivo mais amplo que a programação da Senama Nacional Antidrogas. “Vamos aproveitar a mobilização da comunidade, para fazer uma vasta programação”.
Dentre as atividades previstas estão o atendimento da Justiça Comunitária, palestra de pessoas com parentes e amigos com envolvimento com drogas, realização de exames, distribuição de material informativo, demonstração de primeiros socorros, cadastramento biométrico por parte da Justiça Eleitoral, Educação no Trânsito, informação geral sobre pequenos negócios. E ainda a apresentação de peça teatral com tema antidrogas; explicação sobre serviços e cidadania, atividades esportivas, policiamento comunitário, Proerd e reunião com o fórum comunitário de segurança Pública da 3ª Regional.
Neste primeiro momento o comitê já conta com representantes da SESP, Gabinete Civil, Conen, ONG, Conselho Tutelar, SEMCAS, CRAS, DETRAN, FEM, Umarb, Centro POP, Igrejas, Bombeiros SEPMulher, CIRETRAN, Samu, MPE, TJ. Polícia Civil e Militar. A programação conta ainda com a instalação de uma rádio comunitária para interagir com os participantes.