diálogo

Sesacre realiza reunião para tratar sobre políticas públicas relacionadas à saúde prisional

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Divisão de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, realizou uma reunião virtual com as equipes de assessoria do município de Tarauacá para discutir as políticas públicas relacionadas à saúde prisional. O encontro foi nesta segunda-feira, 24.

A reunião tratou sobre Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Foto: Odair Leal/Sesacre

A gerente de Divisão de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis da Sesacre, Zilmar Cândida da Silva, falou sobre o crescimento dos trabalhos, ao mencionar que Tarauacá tornou-se referência ao ser o primeiro município do país a assinar o termo de adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

“Essa reunião mostra o fortalecimento das políticas de saúde das populações prioritárias e vulneráveis e nos permite aprimorar as equipes e o atendimento em toda a rede”, ressalta a gerente.

Durante a reunião ficou acertada a criação de equipes técnicas na Unidade Básica de Saúde do município de Tarauacá.

No dia 17 de abril, as discussões foram coordenadas pela prefeita do município Maria Lucinéia Nery de Lima Menezes com o intuito de reafirmar a necessidade de instalação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional na Unidade Básica de Saúde do Presídio Evaristo de Morais.

Já no dia 24 de maio a reunião contou com a presença da procuradora no município de Tarauacá Sussiane Souza Batista, da coordenadora de Saúde da unidade prisional, Francisca Luciana F. da Silva, do técnico de enfermagem, Ailton dias de Menezes, da gerente de Saúde na unidade prisional Francisco de Oliveira Conde (FOC), Ingrid Kariny S. da Costa, e do assessor Técnico e Jurídico da prefeitura de Tarauacá Abimael Caxias de Almeida.

Na equipe da Sesacre estiveram presentes o assessor Técnico do Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, Vanderson Gomes de Brito, e a gerente de Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, Zilmar Cândida da Silva.