Sesacre realiza prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2014

O encontro visa dar transparência e visibilidade da gestão pública para a sociedade (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Encontro visa dar transparência e visibilidade da gestão pública para a sociedade (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Durante a manhã desta quinta-feira, 29, realizou-se mais uma audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), referente ao primeiro quadrimestre de 2014 (janeiro a abril), no Palácio da Justiça, em Rio Branco. Estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho Regional de Medicina (CRM), Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Rio Branco, além de servidores da Sesacre.

A audiência visa demonstrar as ações e os investimentos realizados pelo governo do Estado na área da saúde pública, em cumprimento à legislação vigente (Lei 141/2013).

Foram investidos em saúde, de janeiro a abril deste ano, R$ 217 milhões, o que representa 33,18% do recurso total disponível para o Acre. Até o momento, o Estado já utilizou 14,11% dos recursos próprios para a área da saúde, superando mais uma vez o valor estabelecido por lei (12%).

Para a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, a prestação de contas é uma forma de participação e de controle da população na administração pública. “A exposição da prestação de contas permite que se estabeleça o diálogo do gestor de políticas públicas com a sociedade. É um dos mecanismos de transparência utilizado para fortalecimento do controle social do Sistema Único de Saúde [SUS]”, esclareceu.

Nos primeiros quatro meses do ano, foram desenvolvidas ações relevantes, como o primeiro transplante de fígado no Acre, atendimento a pacientes com problemas na retina por oftalmologistas do Hospital Albert Einstein, mutirões de cirurgias urológicas em todo o estado, avaliação em 220 pacientes portadores de marcapasso no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, campanha de vacinação contra HPV para meninas com idade entre 11 a 13 anos e outras ações.

Prestação de contas

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter