Sesacre realiza curso de atenção à saúde do trabalhador

Servidores que participaram do curso serão multiplicadores em seus municípios (Foto: Junior Aguiar)

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVST), em ação conjunta com o Ministério da Saúde (MS) e o Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou esta semana o curso de Análise da Saúde do Trabalhador, com 28 participantes de Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul.

O curso é voltado a todos os profissionais de saúde do estado e também de vigilância sanitária, saúde ambiental e epidemiológica. Ainda no primeiro módulo, foram debatidas as condições de saúde dos servidores do estado, diferentes áreas de saúde do trabalhador e a legislação de vigilância de saúde dos servidores.

Flávia Nogueira, do MS e ministrante do curso, ressalta o apoio que os trabalhadores devem receber com atenções à saúde e como reconhecer os processos que mais os adoecem. “É importante todos os trabalhadores que prestam algum tipo de serviço à população, que seja da saúde ou não, reconhecerem os principais problemas e necessidades dos trabalhadores e quais os serviços a que eles podem ter acesso para suprir suas necessidades relacionadas à saúde”, observou.

“Temos convicção de que a qualificação é o caminho a ser percorrido para o fortalecimento da área de gestão do trabalho e da educação em saúde, e investiduras na formação de trabalhadores com olhar mais crítico para as condições de trabalho. Ao qualificar os trabalhadores e gestores do SUS, estaremos contribuindo para a transformação não só da realidade dos usuários do SUS, mas também de sua própria realidade”, destaca Rossy Ramos, gerente do Departamento de Vigilância do Trabalhador.

Os servidores que participaram do curso serão multiplicadores em seus municípios, com apoio, suporte e orientações de saúde para saber reconhecer a quais órgãos devem recorrer quando os trabalhadores necessitarem.

Lindomar Ferreira, do município de Cruzeiro do Sul, enfatiza a importância dos servidores da área de saúde mais distantes da capital participarem da capacitação. “É uma grande satisfação participar dessa capacitação já que dessa forma vou poder levar para Cruzeiro do Sul e regiões próximas ao meu município, para poder ajudar e reconhecer situações complicadas de saúde que os trabalhadores muitas vezes enfrentam”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter