Prevenção

Cidade do Povo receberá ações pelo Dia Mundial da Saúde

Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde tem como tema neste ano, “Saúde para todos”. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), fará o lançamento das ações de promoção à saúde na próxima terça feira, 10 de abril, na escola de Ensino Fundamental I e II Frei Heitor Turine, às 9h30, na Cidade do Povo.

No decorrer do ano, todas as terças-feiras, pela manhã e à tarde, técnicos da diretoria de Vigilância em Saúde estarão na Cidade do Povo realizando palestras, rodas de conversas, atividade física, panfletagem, dentre outras atividades, nas escolas, creche, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS), com objetivo de alertar a comunidade local sobre a prevenção de várias doenças e agravos.

As ações são promovidas em parceria com a Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab) e com a participação do programa Saúde na Escola que levará médico pediatra para atender as crianças da comunidade.

“Vamos promover ações de saúde aos moradores da Cidade do Povo, com objetivo de colaborar no sentido da promoção e prevenção de doenças. A ideia é que as ações sejam frequentes e com diversas atividades para disponibilizar o máximo de informação para a comunidade,” destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Moisés Viana.

Além da Cidade do Povo, os 22 municípios também estão sendo mobilizados para promover ações de promoção a saúde.

O conceito de saúde definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é amplo e não se restringe apenas a ausência de enfermidades, sendo “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

Criada em 1948 o principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida.