No sábado, 22, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e do Instituto Dom Moacyr (IDM), certificou 170 novos agentes comunitários de saúde (ACS) em Cruzeiro do Sul. O curso foi ofertado pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, uma das instituições do IDM. O curso de ACS é uma formação oferecida aos trabalhadores em serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).
A carga horária do curso consiste em 1.320 horas, distribuídas entre teoria e prática, além de 60 horas de aperfeiçoamento na área materno-infantil, uma solicitação do Ministério da Saúde para auxiliar no programa de redução da mortalidade materno-infantil nas regiões Norte e Nordeste.
Estiveram presentes à solenidade o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão; a secretária estadual de Saúde, Suely Melo; a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Lucília Bereta; a representante do Conselho de Educação do Acre, Elizete Machado, e a coordenadora da Escola de Saúde, Anna Lúcia Abreu.
O governo do Estado está atingindo todos os municípios com a formação de ACS, atingindo profissionais que até então atuavam na área da saúde sem a devida qualificação técnica. Até o final de 2012, serão 960 ACS atendendo ao requisito referendado pelo Ministério da Saúde.
Para Suely Melo, essa formação tem o objetivo de garantir a melhoria da qualidade do atendimento à saúde no Estado.
“Já estamos iniciando outra parceria com a Sesacre para a oferta de mais duas mil vagas em todo o Estado, o que é um esforço do governo do Acre para melhorar a saúde do nosso povo”, disse Marco Brandão.