Nesta quarta-feira, 4, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, e a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Paula Mariano, acompanharam uma equipe do Corpo de Bombeiros, durante uma vistoria no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), em Rio Branco. Eles avaliaram a necessidade de remoção dos pacientes internados, em decorrência da enchente o Rio Acre.
De acordo com o major Miranda, responsável pela vistoria no Hosmac, embora a água do rio tenha chegado próximo a unidade, até o momento, a estrutura da unidade hospitalar não está comprometida.
“Observamos que não há, pelo menos por enquanto, nenhuma necessidade de transferência desses pacientes. A estratégia de remanejar os que estão internados para outra ala do hospital, em um local mais alto, foi correta”, avaliou Miranda. A direção do hospital deve continuar monitorando a área e, caso seja observada alguma alteração, o Corpo de Bombeiros será comunicado para mobilizar todos os meios necessários para transferência dos pacientes.
O secretário informou que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) montou um plano de ação emergencial, para alterações de serviços do Hosmac, caso a unidade de saúde seja parcial ou completamente comprometida.
“Por enquanto, a situação está controlada. A Sesacre, com o apoio do Corpo de Bombeiros, fez a vistoria e constatou que os serviços podem continuar aqui mesmo. O hospital está abastecido com insumos hospitalares, alimentação e medicamentos. Os servidores também estão conseguindo fazer a travessia e vir trabalhar”, ressaltou Melo.
Segundo o diretor-geral do Hosmac, Marcos Araripe, todos os servidores da unidade estão solidários e não medem esforços para garantir o atendimento de quem precisa do serviço.