Sesacre comemora o Dia Nacional do Farmacêutico

Rossana Freitas comenta que o farmacêutico atua em dois campos: diagnóstico e tratamento de doenças (Foto: Cristiane Marques/Sesacre)
Rossana Freitas comenta que o farmacêutico atua em dois campos: diagnóstico e tratamento de doenças (Foto: Cristiane Marques/Sesacre)

Em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico, as secretarias de Saúde estadual e de Rio Branco, o Sindicato dos Farmacêuticos do Acre (Sindicaf) e os conselhos Regional e Federal de Farmácia ofereceram testes rápidos e orientações de saúde, nesta segunda-feira, 20, no Centro da capital.

O Dia Nacional do Farmacêutico é comemorado no mesmo dia em que foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro.

“O farmacêutico é um profissional que atua em dois campos fundamentais: diagnóstico e tratamento de doenças”, relata a farmacêutica Rossana Freitas, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Cerca de 50 profissionais atuam no estado, distribuídos em postos e hospitais. Para a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, os farmacêuticos ajudam na manutenção da qualidade da saúde pública oferecida, porque garantem a distribuição correta e eficaz dos medicamentos a cada paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Histórico

O farmacêutico é um dos profissionais mais antigos da saúde. Conhecido também como boticário, o profissional era responsável por curar as pessoas. No Brasil, as primeiras boticas surgiram no período colonial. O governador Thomé de Souza trouxe o primeiro direto de Portugal.

No século XX, as boticas deram espaço para laboratórios farmacêuticos, resultando na produção de medicamentos em larga escala. Essa mudança desvirtuou o campo de trabalho dos farmacêuticos, que passaram a apenas receber o paciente e indicar o melhor medicamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter