Hemoacre convida população a doar sangue

Visando manter o estoque de sangue, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) convida aos doadores voluntários e àqueles que ainda não são a comparecerem para fazer uma doação. Todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, os que estão com estoque mais baixo, neste momento, são B +, B – e O –.

Muitos pacientes aguardam por doações sanguíneas para realizarem procedimentos cirúrgicos ou continuar um tratamento de saúde, como os pacientes que estão em tratamento oncológico.

A gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino, reforça a urgência das doações: “No último sábado, a aquisição de bolsas de sangue não foi suficiente para manutenção do estoque e o pouco que adquirimos foi distribuído para as unidades hospitalares neste fim de semana”.

Você sabia?

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue. Assim, ele é vital, e quando uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, recorre ao doador, que pode ser qualquer pessoa.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 mililitros. O doador passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para o interessado e aos pacientes que receberão o sangue.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter