Sesacre avaliará Saúde do Homem no Alto Acre

 

Homens são mais acometidos por doenças crônicas do que as mulheres (Foto: Arquivo/Sesacre)
Homens são mais acometidos por doenças crônicas do que as mulheres (Foto: Arquivo/Sesacre)

A equipe do Programa Estadual de Saúde do Homem (PESH), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza nos dias 9 e 10 (quinta e sexta-feira) visita técnica de monitoramento e avaliação das ações para promoção da saúde do homem em Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia.

Na ocasião, também será incluído o tema Saúde do Homem nos debates das conferências municipais de saúde, que estarão sendo realizados na região do Alto Acre. O objetivo é formular propostas que fortaleçam a política de saúde para a população masculina.

Segundo o médico Mauro Trindade, gerente da Divisão de Saúde do Homem da Sesacre, o Ministério da Saúde (MS) preconiza que as ações para promoção da saúde do homem sejam desenvolvidas pela Atenção Primária (responsabilidade dos municípios). No Acre, 75% dos municípios já aderiram à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish).

“As ações são desenvolvidas pelos municípios, porém, o Estado é responsável por avaliar, monitorar e assessorar o trabalho realizado pelas equipes da Atenção Primária. Por isso, estamos indo aos municípios acompanhar de perto o que está sendo feito para facilitar o acesso da população masculina aos serviços de saúde”, informou Trindade, ressaltando que o público alvo do Pnaish é de homens com idade entre 19 e 59 anos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter