Serviços e produtos do Pólo Moveleiro do Acre recebem certificação ambiental

Quatro empresas de movelaria recebem a partir de agora o selo FSC sobre seus produtos

certificao_ambiental_sergio_vale_7.jpg

Secretário de Desenvolvimento e Tecnologia falou sobre a importância da certificação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

certificao_ambiental_sergio_vale_5.jpg

Setor de movelaria é um dos que mais cresce no Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Quatro empresas acreanas do setor de movelaria poderão usar o selo de certificação ambiental FSC (Conselho de Manejo Florestal, em português) que atesta a procedência da madeira utilizada na confecção das peças.  Os móveis serão comercializados em uma das mais importantes redes de lojas de construção e decoração de ambientes da região sudeste, a Casa & Construção. O anúncio foi feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia, César Dotto, em cerimônia que reuniu empresários do segmento, secretários e parlamentares estaduais no pavilhão da indústria na Expoacre na noite desta quarta-feira.

O selo de certificação mais reconhecido em todo o mundo garantirá ainda a qualidade de serviços de secagem de madeira, consultoria em design e infraestrutura comunitária oferecidos no Pólo Moveleiro de Rio Branco. Das 57 empresas instaladas no Parque Industrial de 2 mil metros quadrados construído a partir de esforço do Governo do Estado e empresários na maior feira de negócios do Acre, 10 são da área de movelaria, fato que demonstra o crescimento e fortalecimento do setor.  

Produzir em pequena escala produtos de alto valor agregado é o que pretendem as empresas moveleiras detentoras do selo do Conselho de Manejo Florestal. Ao serem inseridos no mercado, os móveis e objetos de decoração terão identificação específica que os identifique como produtos confeccionados com madeira originária de florestas manejadas do Acre, retirada de maneira ambientalmente adequada.

O presidente do Sindmóveis, Francisco Loureiro, o Jota, diz que as empresas acreanas estão preparadas para atender a demanda para este tipo de produto. "As pessoas que adquirirem um móvel com o selo de certificação terão a garantia de um produto legal, uma relíquia feita com madeira de alta qualidade e valores agregados".

A certificação é resultado de esforço conjunto de parlamentares, Governo do Estado e empresários e representa o fortalecimento das indústrias acreanas. Medidas como a aprovação da Lei de Incentivo à Atividade Industrial – COPIAI, entre outras ações de fomento à produção industrial garantiram a criação de 1.851 empregos diretos em 82 empresas do setor, cujo faturamento em 2008 alcançou a marca de R$ 102 milhões. "O governo investiu R$ 5 milhões na estruturação do Pólo e esta parceria entre poder público, políticos, empresários e população mostra que a iniciativa deu certo", diz o secretário César Dotto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter