Uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) com a parceria da Faculdade Meta (Fameta), promoveu na quinta-feira, 19, o dia de cuidados com a saúde, voltado para servidores da Funtac, Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab). A ação deu início ao projeto, que deverá ser executado pelos próximos sete meses na Funtac.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da instituição, Rosineide Marreiros, essa era a meta da Funtac havia um tempo, com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida aos servidores e estimulá-los a procurar ter hábitos mais saudáveis, como a prática de atividades físicas e cuidados com a alimentação.
Além de professores da Fameta, estudantes de diversos cursos compareceram para realizar os serviços.
Aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, testes de glicose e cálculo de índice de massa corporal, entre outros serviços, estiveram disponíveis. Uma aula de educação física também foi realizada durante a ação.
Para o técnico-administrativo da Funtac Moisés dos Santos Góes, iniciativas como essa são uma oportunidade para que os servidores sejam alertados e educados quanto à necessidade de sempre dedicar um tempo à saúde.
“A gente percebe que mesmo que os serviços públicos de saúde estejam disponíveis, nem sempre todo mundo encontra um tempo para olhar melhor para a saúde e fazer um check-up, por exemplo. Quando o Estado tem uma iniciativa de trazer parte desse serviço até o servidor, além de valorizá-lo cumpre com eficiência uma de seus principais papéis e políticas primárias”, comentou.
O coordenador do curso de Nutrição da Fameta, Abelardo Fernandes, destacou que um questionário aplicado aos que participaram, com o intuito de traçar o perfil dos servidores com relação a hábitos e levantamento de problemas de saúde, será utilizado para que se crie um plano de ações que vão envolvê-los nos próximos meses.
“Essa foi uma oportunidade, sobretudo, de trazer os estudantes para a parte prática de uma realidade com que futuramente eles estarão em contato diariamente. Uma ação conjunta que uniu o poder público e a iniciativa privada e que certamente será positiva para todos os lados”, declarou Fernandes.