6ª Conferência das Cidades: seis municípios do Acre já realizaram reuniões

Plácido de Castro
Acrelândia foi a primeira cidade do país a realizar a etapa municipal da Conferência das Cidades. Em Plácido de Castro, a população indígena participou ativamente das discussões (Foto: Arquivo/Sehab)

O Acre sai na frente na realização da etapa municipal da Conferência das Cidades coordenada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Habitação (Sehab). Acrelândia foi a primeira cidade do país a realizar o encontro que reúne a população local para discutir ações de políticas públicas que visam à melhoria da qualidade de vida com foco no desenvolvimento urbano.

Brasileia
Os municípios de fronteira elaboraram propostas voltadas para o melhoramento da segurança e da logística (Foto: Arquivo/Sehab)

Porto Acre, Bujari, Plácido de Castro, Brasileia e Assis Brasil também realizaram essa etapa das conferências. Na próxima sexta-feira, 20, a Comissão Preparatória Estadual da Conferência das Cidades (CPE) se reúne com a comunidade de Santa Rosa para mais um encontro.

O coordenador da Conferência das Cidades no Acre, Júnior Freitas, fala sobre a participação popular até agora. “Os movimentos sociais, os estudantes e os indígenas são públicos garantidos e participaram de forma ativa dos encontros nesses municípios. Eles pleiteiam vagas de delegados e apresentam diversas propostas na luta por uma cidade melhor e socialmente justa.”

Entre as propostas mais discutidas e aprovadas para a etapa estadual estão a criação ou reestruturação do plano diretor das cidades, as demandas de infraestrutura que envolvem o saneamento básico e, nas regiões de fronteiras, o melhoramento da estrutura policial e da logística.

As propostas aprovadas em todas as cidades participantes serão encaminhadas para a etapa estadual, que será realizada em Rio Branco, no mês de novembro deste ano.