Servidores do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) participam, durante esta semana, de um treinamento promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), em Manaus (AM), para aprimoramento dos serviços de análise técnica dos combustíveis derivados do petróleo prestados no estado.
A capacitação tem como foco a utilização de ferramentas laboratoriais modernas e a interpretação de resultados técnicos. O objetivo é dotar os fiscais de habilidades práticas que possam ser empregadas diretamente em campo, garantindo uma fiscalização mais exata e alinhada aos direitos do consumidor. O curso tem carga de 30 horas e faz parte de um programa de qualificação contínua da equipe, que visa melhorar o rigor e a eficiência na fiscalização de produtos e serviços no Acre.
Na oportunidade, os agentes fiscais do Procon Acre participaram de uma visita técnica a laboratórios de análise especializados da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tiveram acesso a análises técnicas laboratoriais voltadas para a identificação de irregularidades em produtos comercializados no mercado local, como alimentos, combustíveis e cosméticos. Os conhecimentos adquiridos permitirão que a equipe atue com maior precisão e base científica na aplicação de autuações e medidas corretivas.
De acordo com John Lynneker Rodrigues, chefe do setor de fiscalização do Procon, “essa qualificação é um investimento direto na melhoria dos serviços oferecidos à população, fortalecendo a fiscalização e contribuindo para um mercado mais justo e seguro”.
O gestor destaca ainda que a visita técnica é uma das várias ações que o instituto vem implementando, para garantir que suas atividades estejam sempre em conformidade com as melhores práticas em defesa do consumidor.