O Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial (Ciab) promoveu, na semana passada, uma palestra destinada a uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O Centro desenvolve ações voltadas à valorização e humanização dos servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública.
O Ciab atende os funcionários da segurança pública que necessitam de auxílio psicossocial, orientando no enfrentamento de dificuldades emocionais e auxiliando a instituição no gerenciamento das problemáticas inerentes ao desempenho da função.
Cerca de 50 pessoas participaram do encontro, que teve como principal objetivo esclarecer as modalidades e disponibilidade dos serviços ofertados pelo órgão. Os diálogos foram mediados pela psicóloga Myryan Bussons e acadêmicos do curso de psicologia.
“Queremos oferecer um modelo de vida que possibilite atitudes positivas na forma de enfrentar os conflitos e dificuldades diante dos eventos negativos”, declarou a coordenadora do Ciab, Francisca Belém.
A coordenadora ressalta ainda até 2014 apenas o Corpo de Bombeiros Militar e as polícias Militar e Civil e seus familiares tinham acesso aos benefícios do centro e hoje também os servidores do Detran e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).