Polícia Civil capacita agentes com aulas de buscas e sobrevivência

O treinamento terá duração de 19 dias e visa melhorar formação dos agentes (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Treinamento terá duração de 19 dias e visa melhorar a formação dos agentes (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Há quase vinte dias, um grupo de policiais civis participa do Estágio Técnico-Policial (ETP). Também estão na atividade dois agentes penitenciários, um bombeiro e um militar do Exército Brasileiro.

Na noite da última segunda-feira, 21, os profissionais da Segurança Pública receberam aulas práticas sobre o cumprimento de mandados de buscas e apreensão, além de instruções de sobrevivência na selva.

Ao todo, os alunos da qualificação terão 34 disciplinas, num total de 480 horas/aula de atividades. O treinamento faz parte da política de capacitação continuada do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Polícia Civil.

De acordo o coordenador do Grupo Técnico Policial (GTP), Marcos Pina, a atividade visa preparar o agente público para a realização de operações policiais com mais expertise.

Além de profissionais da Polícia Civil, a qualificação conta ainda com instrutores do Exército, do Centro Integrado de Operações Aéreas da Segurança Pública (Ciopaer), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O objetivo do governo é unir os integrantes das instituições para a quebra de paradigmas, aperfeiçoamento e qualificação, a fim de construir uma Segurança Pública mais eficiente.

Qualificação exaustiva

O treinamento terá duração de 19 dias. Entre as matérias ministradas, constam cumprimentos de mandados de busca e apreensão, prisão, inteligência policial, sobrevivência na selva, noções de operações aéreas, defesa pessoal e primeiros socorros.

Estágio qualifica profissionais para atuação em atividades do dia a dia e sobrevivência (Foto: Diego Gurgel/ Secom)
Estágio qualifica profissionais para atuação em atividades do dia a dia e sobrevivência (Foto: Diego Gurgel/ Secom)

“A capacitação é um instrumento de fortalecimento institucional, importante para a instituição, porque vai contar com profissionais de excelência na prestação dos serviços. É formidável para o policial, porque ele estará preparado física e intelectualmente para o exercício de sua função. Também é importante para o cidadão, que vai contar com um serviço de melhor qualidade”, destacou o secretário adjunto da Polícia Civil, Alex Cavalcante.

Cavalcante observa que essa atividade policial tem mais uma característica: por exemplo, uma oficina de busca e apreensão visa ensinar ao profissional como se posicionar de forma que diminuam os riscos daquela atividade. A proposta do GTP é de que todos os policiais civis façam esse aprimoramento. “Queremos que todos os policiais civis tenham boa saúde, bom preparo físico e bom preparo intelectual”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter